Quer ser um síndico de sucesso? A gente separou algumas dicas para que a situação não saia do controle! Afinal de contas, a função de síndico exige muitas habilidades diferentes e pode ser uma missão complexa e cheia de armadilhas. Confira algumas dicas valiosas que podem te ajudar no dia a dia!

1- Selecione o tempo para ser síndico

Para que a sua cabeça esteja sempre no lugar, selecione horários para a sua atuação como síndico, indicando aos zeladores e porteiros quais horários você prefere não ser incomodado com reclamações por interfone. É importante zelar e preservar o seu tempo e espaço dentro de casa para que não receba interferências quando não quiser.

2- Não tome partido em discussões

Somos seres humanos e desentendimentos podem (e vão) ocorrer. Tente resolvê-los sempre da melhor forma, sem tomar partido por um lado ou outro. Por mais que você pense que A ou B tem razão, você pode encontrar ainda mais problemas se tornar isso público.

3- Divida suas atividades

Colaborativo é a palavra do século. Coloque-a em prática para não se sobrecarregar. A função do síndico em um condomínio é ser o poder executivo, ou seja, você é o responsável por executar as deliberações feitas em assembleias e reuniões com os demais condôminos. Lembre-se disso.

Uma dica é estimular a criação de comissões de moradores para determinados assuntos, como lazer, segurança e obras. Mantenha sempre o conselho envolvido na administração destas funções e, se houver um subsíndico em seu condomínio, envolva-o também nestas questões. Realize reuniões a cada uma semana, 15 dias ou 1 mês para que todos possam acompanhar o andamento das coisas.

4- Tenha conhecimento da legislação

Se os condôminos ainda não foram apresentados à Convenção Condominial, apresente este documento a eles na próxima reunião. Esta é a “constituição” do condomínio e todos precisam ter acesso a ela. Todas as regras internas estão lá e, para que você não tenha problemas no futuro, é bom que todos os moradores a conheçam. Tenha sempre uma cópia do regulamento interno do seu condomínio guardado com você.

5- Conheça o seu condomínio

Quem mora aí? Quem são os porteiros? E os zeladores? Você conhece todo mundo? Não? Então crie já um cadastro com o nome e função de todos. É aconselhável manter uma boa comunicação tanto com funcionários como com os condôminos para que todos saibam quem você é.

Síndico não é inimigo!

Durante o dia a dia você vai encontrar inúmeros desafios, e a última dica é ter muita criatividade e boas energias para lidar com as adversidades. Esteja em paz com a sua vizinhança e você estará em paz consigo!