Administrar um condomínio é um desafio. Primeiro porque exige bastante tempo do síndico, que embora não seja o cozinheiro, é o responsável pelos pepinos e abacaxis do prédio.
Segundo porque exige um grande jogo de cintura, já que em lugares onde há muita gente, há diferenças de pensamento. E é preciso habilidade para lidar com tantas opiniões e ainda preservar a harmonia.
Em geral, o síndico é quem faz a mediação entre os condôminos. Por isso é sempre procurado quando o assunto é relativo à administração de condomínios.
Administrar um condomínio: uma tarefa fácil?
Sabemos que um síndico é escolhido por votação entre os condôminos justamente para gerenciar e administrar esse “empreendimento”.
Contudo, embora esse seja um desafio previsto, será que é uma tarefa fácil? Acreditamos que a resposta a essa pergunta seja não.
Por outro lado, sabemos que há recursos que podem tornar essa missão mais leve. E para aliviar essa tarefa, listamos 7 dicas inteligentes a fim de auxiliá-los a cumprir as múltiplas tarefas que o trabalho exige.
1ª Saiba gerir pessoas
Um dos grandes desafios dos cargos de liderança é, justamente, a gestão de pessoas. Saber como geri-las pode ser a cartada certeira em sua atuação.
As relações trabalhistas têm passado por vigorosas transformações, especialmente com as inovações tecnológicas e alterações demográficas.
O tema é tão importante, que tem motivado a realização de diversas pesquisas entre as grandes consultorias especializadas em gestão de pessoas e capital humano, como a Deloitte.
A última pesquisa realizada pela empresa, denominada “Tendências Globais de Capital Humano 2018“, revelou dez áreas que podem aprimorar a organização, a gestão, o desenvolvimento e o alinhamento das pessoas no trabalho (abordaremos mais detalhes em um próximo artigo).
Mais de 11 mil líderes de negócios e de Recursos Humanos de 124 países foram entrevistados.
A amostra nacional da pesquisa, que contou com 337 participantes, aponta que 92% dos executivos consideram o bem-estar uma questão fundamental para suas atividades profissionais no futuro.
E mais: 57% dos participantes acreditam que seu negócio pode gerar um impacto positivo para a coletividade.
Ou seja, são dados valiosos que podem nortear não só sua atuação como síndico, mas também como gestor de outros trabalhos.
2ª – Conheça bem o condomínio que irá administrar
Pode parecer uma dica boba. Até porque, em geral, a pessoa que quer ser síndica de um condomínio, já conhece o lugar onde vai atuar. Mas o que queremos ressaltar é que conhecer vai muito além de ver, frequentar ou morar no local.
Para além das dependências do condomínio, conhecê-lo envolve saber como o administrador anterior executava suas tarefas e quais as demandas dos condôminos. Também é bom estudar o estatuto e ler ao menos algumas das atas já publicadas.
3ª – Seja um administrador presente
Claro que muita liberdade com os condôminos pode gerar algum desconforto, mas estar presente na vida condominial pode aumentar suas chances de executar bem suas tarefas.
Isso porque, você realmente irá conhecer o que se passa. E, de quebra, já elimina a possibilidade de ser “acusado” de estar falando sobre o que não sabe.
É bom estar sempre presente. Responder os e-mails, ouvir e responder as solicitações, atender o telefone quando possível e marcar reuniões com os subsíndicos.
Vale lembrar que não custa ser gentil, prestativo e atencioso. Com um tratamento assim, você até ganha apoio na hora de encontrar solução para os problemas.
4ª Conheça seus condôminos
Sabemos que não dá para conhecer todos os moradores que existem em um condomínio, especialmente se ele for grande. Alguns condomínios têm a mesma quantidade de pessoas que uma cidade do interior.
Mas é fundamental mostrar interesse por eles. Às vezes, sair de casa ou do escritório e conversar um pouco com alguns deles pode auxiliar muito sua gestão.
Você vai entendendo como cada um reage, vai conhecendo os mais sensatos e nessa pode encontrar aliados em sua gestão.
Outra coisa é conversar com a equipe da administração e escutar o que eles têm a dizer. Lembra o que vimos sobre gestão de pessoas, atenção e bem-estar?
Então, dar uma caminhada com o zelador pelos prédios, por exemplo, e ver quais são as maiores reclamações dos moradores é outra atitude valiosa. Além de permitir que você amplie o conhecimento, vai promover uma aproximação com os funcionários.
Afinal ninguém melhor do que eles para te mostrar o que anda acontecendo no condomínio.
5ª Ache sempre uma solução para os problemas
Nunca se sabe qual problema virá à sua mesa. Por muitos deles você vai passar mais de uma vez e já vai ter a resposta na ponta da língua.
Outros são comuns a todos e numa simples conversa ou leitura você encontrará a resposta.
Mas aqui está o ponto: quando aparecer um problema inédito e que parece ter uma solução impossível, não se desespere. Diga que tudo tem solução (porque tem mesmo) e que irá estudar a melhor maneira para resolver aquele pepino.
Ah! E não esqueça de dar um feedback depois.
6ª – Realize a manutenção predial
As pessoas pagam mensalmente o condomínio, então o que elas querem ver é o dinheiro delas investido em melhorias onde moram.
Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Então é sempre bom estar atentos às necessidades dos moradores. Sem contar que a manutenção garante mais segurança a todos.
Aliás, a falta de segurança pode ser pior do que se imagina, pois há problemas desagradáveis que a manutenção preventiva evita.
Acidentes, falta de extintores de incêndio, corrimão quebrados, pisos molhados por goteiras, entupimento na passagem do gás, pouca limpeza na piscina, pisos quebrados etc são alguns dos problemas evitáveis.
7ª – Utilize um sistema de gestão online
Achou muita coisa até aqui? São muitos detalhes, mesmo E na prática, as funções se multiplicam. Mas um sistema de gestão online pode te ajudar nessa organização.
Já pensou em levar seu condomínio para o mundo web, padronizando sua comunicação e controle de acesso?
Esse poder ser o primeiro grande passo para sair da informalidade e dos “papeizinhos” e facilitar sua vida na hora de administrar condomínios.
Se tecnologia é uma das maiores aliadas da humanidade, a tarefa de administrar condomínios não poderia ficar de fora dessa!
Imagine só, um aplicativo de comunicação e controle de acesso manual para condomínios.
Um sistema de gestão online vai te fornecer
• Aplicativo para mobile
• Comunicados
• Controle de correspondências
• Gestão das áreas e reservas por dia e por hora
• Integração entre condôminos
• Classificados
• Controle de Obras
• Comunicação direta e protocolada
• Controle de acesso de por categoria
• Prestadores de serviços, diaristas e visitantes com foto
Ufa! Tem muito mais benefícios! Ficou interessado? Deixe um comentário no campo abaixo que entraremos em contato.
E isso inclui: assessoramento de assembleias, atas e memorandos, gerenciamento de conflitos, assessoria jurídica, entre outras ações.
Bacana